segunda-feira, 27 de junho de 2011

ZEHST

Foi apresentado, no 49º Salão Aeronáutico e Espacial de Paris Le Bourget, o ZEHST, (Zero Emission Hypersonic Transportation), um avião hipersónico que entrará em funcionamento comercial a partir de 2050.
Com capacidade para 100 pessoas (no máximo), este veículo pode atingir a velocidade de Mach 4, ou seja, quatro vezes a velocidade do som – entre 4800 e 6000 quilómetros por hora – duas vezes mais do que os seus antecessores Concorde e Tupolev Tu-144.
Com esta velocidade, será possível viajar de Paris e Tóquio em menos de duas horas e meia e de Paris a Nova Iorque em uma hora e meia.
Criado pelo consórcio europeu EADS - European Aeronautic Defence and Space Company, dono da Airbus, o aparelho tem ainda outra vantagem além da rapidez: baixas emissões de gases contaminantes para a atmosfera.
O novo aparelho irá voar a uma altitude de 32 quilómetros acima do nível do mar, característica que lhe permite não contaminar a atmosfera. A questão ambiental está também salvaguardada na descolagem. O avião vai levantar voo através de turbinas alimentadas por um produto feito à base algas marinhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário