quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Masterclasses Internacionais em Física de Partículas 2011

As masterclasses em Física de Partículas é uma actividade organizada pelo LIP e pelos Institutos participantes, dirigida a alunos dos 10º ao 12º anos de escolas secundárias, que pretende dar a conhecer a área de Física de Partículas e os Institutos e Universidades onde se realiza. É uma actividade parcialmente apoiada pela Agência Ciência Viva.
É uma actividade realizada a nível europeu e internacional - http://www.physicsmasterclasses.org/ - no âmbito do IPPOG - International Particle Physics Outreach Group (http://eppog.web.cern.ch/EPPOG ), e neste ano de 2011 irá ocorrer de 4 a 26 de Março.
Durante estes 20 dias (exclui Domingos), aproximadamente 6000 estudantes vão aos Institutos e Universidades "Ser Cientista por um dia...Com as Mãos nas Partículas!", num total de 115 locais em 20 países europeus e ainda nos Estados Unidos, África do Sul, Brasil e Israel. O intenso programa permite dar a conhecer aos jovens o ciclo típico da actividade de um cientista: aprendizagem, experimentação, discussão e apresentação de resultados (e no final, auto-avaliação). A aprendizagem ocorre de manhã, com palestras de actualização sobre a Física de Partículas e o Universo; segue-se o almoço coloquial com os cientistas presentes, nas instalações dos Institutos e Universidades; a experimentação tem lugar em salas de computadores disponibilizadas pelos Institutos e Universidades, e consiste em cada par de participantes (alunos e/ou professores de escolas secundárias) analisar e extrair medidas de dados recolhidos no LHC no CERN (usando uma aplicação didáctica em Java); nesta fase tem também lugar uma grande interacção com
os cientistas que monitoram a actividade e discutem-se localmente os  resultados; finalmente, na última fase, inicia-se em video-conferência a discussão dos resultados e uma sessão de perguntas e respostas, sendo moderada por um cientista localizado no CERN. Na video-conferência, os participantes têm uma percepção da realidade internacional da Ciência de hoje, e em particular, da Física de Partículas.
Em Portugal, que participou no lançamento a nível europeu desta actividade em 2005 - o Ano Internacional da Física, esta actividade ir-se-á realizar em 2011 em 10 locais distribuídos por Portugal continental, um dos quais a Universidade do Minho. Cada professor pode inscrever entre 4 a 6 alunos. Se algum de vocês está interessado, faça o favor de dizer para eu proceder à inscrição. Essa inscrição não é definitiva e fica sujeita a confirmação e terá de ser feita até 11 de Março.
Fiquem bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário