domingo, 2 de outubro de 2011

Neutrinos ultrapassam a velocidade da luz

Este título, chamativo como devem ser todos para nos fazerem querer ler a notícia, é do site CiênciaHoje e conta-nos que físicos da Organização Europeia para a Física de Partículas (CERN) mediram neutrinos a uma velocidade que ultrapassa ligeiramente a velocidade da luz.
No mesmo dia, o mesmo site publicou outra notícia com um título ainda mais sugestivo, "Abertas as portas para viajar no tempo?", onde exploram uma das potenciais consequências de tal descoberta. Para isso recorrem às explicações do físico Gaspar Barreira que é investigador português no CERN.
Como estudaremos no terceiro período, segundo Einstein e a sua teoria da relatividade nada no universo se pode mover a uma velocidade superior à da luz. A ser verdade, esta notícia será o principio de uma revolução na Física e a possibilidade de vajar no tempo não será, seguramente, uma prioridade mas algo que por hipótese poderá a vir a acontecer.
No dia 22 de Setembro, o Professor Carlos Fiolhais escreveu a sua interpretação desta notícia no blogue "De Rerum Natura" e no dia 28 (também de Setembro) o site Ciência hoje publicou a opinião do físico João Magueijo.
Para alguém que gosta de Física tudo isto é emocionante mas para uma professora estes acontecimentos são também oportunidades de trabalhar com os alunos questões que se prendem com a natureza da ciência e do trabalho científico.
Vamos ter uma aula gira.
Fiquem bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário