quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aerogerador de eixo vertical

Ao longo deste ano lectivo, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, o meu grupo tinha como objectivo fazer um estudo da energia eólica para posteriormente construi um aerogerador.
Decidimos estudar a energia eólica pelo facto de esta ser uma das mais rentáveis formas de produzir energia de forma renovável e amiga do ambiente. Tivemos também em consideração na nossa escolha o problema que Portugal tem face à sua dependência energética (compra a maior parte da sua energia) que poderá vir a ser solucionado em parte com a produção de energia a partir do vento.
Depois de muito ler sobre os vários tipos de aerogeradores decidimos projectar e construir um aerogerador de eixo vertical.
Esta nossa escolha deve-se ao facto de este ser um novo tipo de turbina que teoricamente é muito mais eficiente que as turbinas que estamos habituados a ver cá em Portugal, pois o facto de esta utilizar a levitação magnética para reduzir o atrito até muito próximo de zero entre a parte que está fixa ao chão e a parte que roda faz com que o rendimento dispare.
No segundo período iniciamos a construção da turbina, que deu bastante trabalho pois, como era a primeira vez que estávamos a fazer algo deste género, tivemos que recuar algumas vezes para mudar o que não estava bem o que por um lado não era muito bom porque obrigava-nos a trabalhar mais para corrigir esses erros a tempo, mas por outro aprendemos com eles.
Para o terceiro período deixamos a construção da parte eléctrica e ai é que apareceram os maiores problemas pois era a área na qual tínhamos menos conhecimentos e a que mais rigor requeria. Pedimos então ajuda à professora Sílvia Correia que nos indicou o professor Fernando Guimarães de electrónica da nossa escola que nos ajudou na construção de gerador propriamente dito. Para a construção do gerador utilizamos imanes de microondas avariados (sim os microondas tem imanes) como forma de reduzir custos. Estes imanes apesar de fortes não são os mais indicados pois quando os compararmos aos imanes de neodimio (utilizados nos discos rígidos dos computadores) vimos o que são realmente imanes fortes.
Na construção das bobines precisamos de ter em conta vários aspectos como a área de secção do fio de cobre, o números de espiras, a área das espiras e a rotação da turbina.
Depois de feitas as bobines e de retirados os imanes dos microondas tivemos que os colocar na turbina, e para isso recorremos a mais alguns conhecimentos de electromagnetismo como a força do campo magnético que é maior quanto mais próximo estivem os imanes das bobines.
Quando testamos o nosso aerogerador reparamos que a tensão era muito baixa mas como o tempo que nos restava não dava para mais assim ficou. O ideal era substituir os imanes por outros mais fortes e se possível até colocar mais alguns de forma a obtermos também uma frequência maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário