sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lifter


No início do ano lectivo, em resposta à pretensão de ajuda, de um grupo de alunos da turma 12 CT8, para a construção de um “lifter” - projecto que os alunos se propunham realizar no âmbito da disciplina de Área de Projecto, do 12º ano de escolaridade – foi constituído um grupo de trabalho.
Um “lifter” é o nome mais trivialmente utilizado para fazer referência a um tipo aparelho electrodinâmico (em Inglês ionocraft ou ion-propelled aircraft), que utiliza o fenómeno eléctrico denominado por Efeito Biefeld-Brown para se elevar no ar, prescidindo que qualquer tipo de combustão ou partes móveis normalmente necessárias noutros tipos de naves.
Recolhidas as informações necessárias à execução do projecto foram detectados dois problemas, nomeadamente: i) para criar o Efeito Biefeld-Brown seria necessária uma fonte de energia capaz de fornecer pelo menos 20 kV de corrente contínua; e ii) a utilização de potências tão elevadas de corrente contínua acarreta  riscos significativos para o ser humano.
Relativamente à fonte de energia, como não existia na Escola uma com estas caracteristicas, e a sua aquisição seria demasiado dispendiosa, optou-se por converter um electrodoméstico em fim de vida; neste caso, um ecrã de computador avariado, fornecido pelo Sub-departamento de Informática da escola. Para realizar esta operação electrónica foi necessário pedir ajuda ao Sub-departamento de Electrónica da escola que sugeriu a participação no projecto do professor José Luís Carrilho Ramalho.
Quanto à utilização de potências elevadas de corrente contínua, com o auxílio deste docente, foram também definidos as regras e os procedimentos de segurança a adoptar durante a realização da actividade.
O projecto foi concretizado com sucesso em ambiente de colaboração e respeito entre todos e contribuíu, certamente, para o desenvolvimento das competências científicas (cognitivas e processuais) e transversais dos alunos.
Sobre este projecto, os alunos envolvidos postarão mais pormenores, neste blogue, em mensagens futuras.
Fiquem bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário