terça-feira, 26 de julho de 2011

CERN planeia encontrar "bosão de Higgs" até finais de 2012


Os investigadores do Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) esperam, até finais de 2012, recolher dados suficientes a partir do acelerador de partículas LHC para comprovar a existência do “bosão de Higgs”, uma partícula hipotética essencial para explicar por que as partículas elementares têm massa e que, supostamente, transformou a matéria dispersa em estrelas e planetas nos primórdios do universo.
"Ainda estamos à espera da partícula mais aguardada, o ‘bosão de Higgs’. Espero que grandes descobertas aconteçam no próximo ano", referiu Rolf Heuer, director-geral do CERN, durante a apresentação dos resultados obtidos com o LHC no último ano, em Grenoble (França).
O LHC já realizou mais de 70 milhões de colisões de partículas, mas nenhuma delas foi capaz de identificar o “bosão de Higgs”. O esclarecimento deste mistério físico, que foi apresentado na década de 1960 por Peter Higgs, poderá ajudar a compreender o comportamento da matéria.  
Contudo, se a partícula não aparecer, o modelo padrão da física de partículas - que descreve as relações entre as interacções fundamentais conhecidas entre partículas elementares que compõem toda a matéria – ficará incompleto.
Rolf Heuer considera que, independentemente do “bosão de Higgs” aparecer ou não, o LHC está a funcionar“extremamente bem”.  Na apresentação dos resultados deste ano, o director do CERN admitiu esperar que o LHC “funcione mais 20 anos”, sendo que pediu ainda “paciência” para a divulgação dos resultados.
(in CiênciaHoje)

Sem comentários:

Enviar um comentário